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Sete soluções para manter relações comerciais em momento de Covid-19

Neste momento turbulento e desafiador, a economia não pode parar e isso depende de todo vendedor. O vendedor é o canal de conexão principal do cliente com as empresas, agora fechadas, devido ao isolamento social. Se isolar é preciso! Fique em casa! Não seja vetor deste vírus! Então, o que fazer para manter as relações comerciais?

1- Crie uma lista de transmissão no seu Whatsapp, com o número de celular de todos os seus clientes. Você pode criar isso também para prospects (clientes em potencial);

2- Apresente alternativas de compra no mundo digital. Como o Whatsapp, outras redes sociais podem conectar você com seus clientes em potencial. Use Linkedin Sales Navigator, Instagram Direct, Google Hangouts, Skype, Zoom e tudo que permita você ter uma comunicação individual e global com sua carteira de clientes. No varejo, intensifique absurdamente a exposição de seu e-commerce. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo (do último dia 20), as vendas online cresceram 40% desde o início da pandemia.

3- Aproveite para reinventar seu modelo de negócio. Crie produtos novos, estude seus mercados concorrentes, aprenda como crescer com a crise, ocupando espaços que o concorrente não preenche;

4- Crie diferenciais e vantagens comerciais. Quem compra agora tem bonificações para quando o mundo voltar ao normal. Dê algo mais para vendas online e não deixe jamais o cliente achar que você está em casa, parado, sem flexibilizar ou inovar suas propostas durante essa crise;

5- Como empreendedor pratique a arte de empreender, de fato: empreender significa desbravar. Encontrar novos caminhos, nunca antes percorridos;

6- Não demita ninguém, se puder. Realoque as pessoas em suas funções. Não cancele eventos e viagens, adie-os para frente. Lembre-se que existe um mundo de gente freelancer, autônomo, empreendedor como você, que precisa sobreviver nestes meses, ao menos com a perspectiva de retomada no futuro. Parceiros de verdade mantém seus contratos e acordos.

7- Invista no seu treinamento e no preparo de sua equipe. Em vendas, quase nunca paramos para estudar. Esse investimento pode fazer total diferença para a retomada dos negócios, para atingir metas, quando a demanda reprimida chegar. No segundo semestre teremos que ser muito bons para cumprir nossas metas e objetivos.

Por Marcelo Ortega

Marcelo Ortega é treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes que determinam crescimento, lucratividade e aumento de produtividade dos vendedores e áreas afins como marketing, atendimento, suporte ao cliente, contact center, pós-venda e relacionamento com clientes internos e externos.

Palestrante internacional, com mais de 22 anos de atuação em todo o Brasil, atingiu também reconhecimento em outros países, como Paraguai, Argentina, México, Uruguai, Chile e em especial, destacou-se por três anos seguidos (2008/2009/2010) na Europa, na Espanha e em Portugal, tendo uma presença marcante nos congressos empresariais da EGP – Escola de Gestão do Porto e Congresso Internacional de Vendas promovido pela KLA. No Brasil, está presente nos mais importantes eventos e congressos, como Congresso Nacional de Vendas pela KLA (2007, 2009, 2011 e 2012) e ExpoVendaMais, onde fez palestras em 2006, 2007 e 2008, tendo mais de 98% de aprovação.

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